A Google, o motor de buscar mais utilizado em todo o mundo afirmou ontem que iria combater as propostas que se estão apresentar nos Estados Unidos e no Reino Unido, que pretendem o bloqueio dos sites que infrinjam as leis anti-pirataria.
Este ano têm começado com bastantes propostas para criar sistemas e ferramentas que bloqueiem o acesso a sites pirata, desde A Grande Firewall Europeia ás propostas para criminalizar a partilha ilícita de musicas e filmes, nos Estados Unidos. No entanto com todos estes desenvolvimentos a Google veio agora dizer que vai lutar contra estes bloqueios.
O Presidente da Google Eric Schmidt, afirmou que se estes sistemas de bloqueio de DNS forem aprovados e postos em funcionamento, a Google irá opor-se. Disse que se lhes fosse pedido para bloquear certos sites por estarem relacionados com conteúdos pirata eles não o fariam.
Afirmou também que sistemas como estes assemelham-se ao instaurado na china. E que é utilizado como um sistema de censura na internet.
Schmidt disse que os governos não deviam procurar soluções simples e arbitrarias para problemas complexos, e que se algum pais disse-se que não gostava de liberdade de expressão e que iria bloquear aqueles endereços, esse pais seria a China.
A Google não têm mostrado favoritismo nesta luta, têm negado o acesso ao adsense por sites parte dos sites pirata e têm apagado links dos seus registos que apontem para sites pirata. No entanto parece que quando chega ao ponto da censura, já não o permite.
Fonte : torrentfreak