Comunicações seguras no Android

Posted by Miguel Lopes on Thu, Oct 25, 2012
In Android, Encriptação,

Para quem se preocupa com a segurança das suas comunicações ficam aqui duas sugestões para se assegurar que mais ninguém têm acesso aos seus dados.

Normalmente quando pensamos em fazer uma chamada ou enviar um SMS não consideramos sequer, a segurança que temos ao faze-lo, não sabemos se está alguém mais a ouvir a conversa ou a ver a mensagem. Mas esta questão torna-se pertinente quando a facilidade de aquisição de equipamentos que permitem simular uma central de telecomunicações aumenta.

O TextSecure permite enviar e receber SMS encriptados para outros utilizadores do mesmo programa, permitindo assim ter conversas através de SMSs sem que seja possível que alguém para além do destinatário veja o que é escrito. Este programa encripta também todos os SMS guardados no smartphone, obstruindo assim o acesso de virus e malware ás suas mensagens.

Para chamadas temos o RedPhone Beta, está aplicação permite efectuar chamadas encriptadas para outros utilizadores do mesmo programa. É um bom programa para quem têm um bom pacote de internet no smartphone ou para quem tiver acesso a uma rede Wifi ao longo do dia.

Ambos os programas foram desenvolvidos por Moxie Marlinspike (pseudonimo) um especialista em segurança informática e encriptação. Podem descobrir mais sobre ele no seu site thoughtcrime.org.



comments powered by Disqus