Na minha faculdade, existem pastas em rede para que os alunos e professores possam transferir ficheiros de computador para computador e guarda-los na escola. Essas pastas nos computadores da faculdade são montadas no início da sessão, nos portáteis privados é necessário ir ao departamento de TI e pedir para instalar o script que automatiza isso, ou podes tentar fazê-lo tu proprio, e não tens de te dirigir ao departamento nas horas a que está a funcionar! Decidi fazer eu um script rapidito.
Os endereços das partilhas estão disponíveis na página da faculdade, mas antes de ver isso ja eu tinha mapeado todas as partilhas no servidor e dei uma vista de olhos nas que não tinha password. Uma delas era uma pasta com todos os scripts desde mudar o fundo do ambiente do trabalho nos computadores a montar as partilhas de rede, tanto para estudantes como para professores.
Com os caminhos para as partilhas foi so uma questão de criar um “scriptzito”.
#!/bin/bash
mkdir /Volumes/aulas_ISMAI
mkdir /Volumes/software_ISMAI
mkdir /Volumes/public_ISMAI
mkdir /Volumes/aluno_ISMAI
/sbin/mount -t smb smb://login_de_estudante:password@zeno/aulas$ /Volumes/aulas_ISMAI
/sbin/mount -t smb smb://login_de_estudante:password@zeno/software$ /Volumes/software_ISMAI
/sbin/mount -t smb smb://login_de_estudante:password@zeno/public$ /Volumes/public_ISMAI
/sbin/mount -t smb smb://login_de_estudante:password@zeno/cursos$ /Volumes/aluno_ISMAI
Funcionou bem, tive só de correr com o sudo e foi sempre andar . No entanto agora tenho um ficheiro que pode ser lido por alguém que tenha acesso ao meu pc e têm o meu login e password, por isso á que alterar isso. Para corrigir isso basta abrir o Terminal mudar para a pasta onde ficou o script e….
$ sudo chown root:wheel rede.sh
$ sudo chmod 700 rede.sh
Depois disto só o root pode aceder ao ficheiro, e sem essa password nada feito, e o script continua a funcionar na mesma.
NOTA: O servidor de ficheiros passou a ser o zeno que para o acesso na rede wireless se traduz no ip 192.168.101.18. (Actualização feita a 3 de Setembro de 2011)